02/08/2024
Os reflexos do inverno das startups parecem ter se prolongado mais do que o esperado. Em especial, as empresas de saúde que desejam investimentos enfrentam desafios significativos no atual mercado.
Portanto, entender quais são esses obstáculos e de que forma contorná-los é fundamental para aumentar as chances de obter recursos e, assim, dar tração ao desenvolvimento do negócio.
As health techs enfrentam uma situação um tanto quanto desafiadora em termos de regulação do mercado. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem regras estritas para a liberação de produtos, hardwares e softwares na área médica.
As etapas até a aprovação da solução criada podem levar anos entre entrega de documentação, comprovações técnicas e processos burocráticos. Isso pode afastar investidores que desejam retornos mais rápidos sobre os aportes feitos.
🎯 Para vencer esse desafio, é importante respeitar as normas do setor desde o início do negócio. Buscar ajuda com especialistas e manter uma comunicação ativa com as reguladoras ajuda a passar pela burocracia sem complicações.
Ainda que a conformidade regulatória seja morosa, ela é essencial para mostrar ao mercado que a empresa está apta a atuar na área da saúde. Por isso, observar as regras demonstra aos investidores que a startup está capacitada para executar plenamente as suas operações.
O processo prolongado para liberação de soluções de saúde naturalmente estende o tempo para comercialização. Como resultado, os custos operacionais e financeiros da health tech podem aumentar logo no começo das atividades.
Diante disso, como mostrar ao mercado de investimento que, mesmo com esse período prolongado, a startup se mantém atrativa?
🎯 Ressalte que empresas da área continuam a ser um bom negócio devido ao potencial de escalabilidade que a inovação tecnológica pode oferecer.
Além disso, empresas que desenvolvem estratégias de gerenciamento de riscos e que demonstram compromisso com padrões de qualidade podem mitigar preocupações e atrair investimentos.
Investidores muitas vezes hesitam em financiar projetos na área da saúde que não apresentam evidências sólidas. Afinal, esse é um setor que lida com vidas humanas, no qual um único erro pode causar impactos severos.
🎯 Portanto, health techs precisam demonstrar que suas soluções atendem aos requisitos legais e de eficácia demandados. Empresas que adotam medidas eficazes de pré-lançamento, como parcerias com instituições acadêmicas para estudos clínicos, podem demonstrar compromisso com a segurança e efetividade da solução desde o início do ciclo de vida do desenvolvimento.
Apresentar resultados preliminares promissores também é bastante útil. Um plano claro para obtenção de aprovações regulatórias é ainda capaz de aumentar a confiança dos investidores na capacidade da startup de superar esses desafios e alcançar sucesso no mercado.
Considerando esses fatores que vimos até aqui, você já deve ter percebido que o mercado de saúde tem altas barreiras de entrada, certo? Regulamentação, longos ciclos de aprovação, custos, entre outros, são dificultadores para explorar o nicho.
Negociar com gigantes do setor, conseguir a credibilidade entre parceiros e se tornar confiável para o público-alvo são desafios adicionais para as health techs.
Ao mesmo tempo, esses elementos são uma maneira de “blindar” negócios que entram para o mercado. Isto é, depois de passar por todas essas provações, a startup estará em outro patamar frente a novos entrantes.
🎯 Por isso, mesmo que as altas barreiras de entrada sejam desafiadoras, elas podem se mostrar um trunfo frente a investidores. Mostre para eles que a empresa venceu ou está vencendo esses obstáculos e que novos concorrentes têm grandes dificuldades de tomar a sua posição.
A criação de soluções de saúde exige investimentos substanciais em pesquisa, pessoal especializado e infraestrutura, entre outros. Esses aportes geralmente elevados podem desestimular potenciais investidores imediatistas.
🎯 Para demonstrar atratividade, health techs devem enfatizar o impacto de suas inovações. Apresentar um plano financeiro sólido que inclua fases de financiamento bem definidas e projeções de retorno também são boas medidas para esse desafio.
A concorrência intensa na área de tecnologia exige que novas empresas se destaquem não apenas pela inovação, mas também pela capacidade de executar suas ideias com efetividade.
🎯 Para chamar a atenção de investidores, negócios que estão entrando nessa disputa devem demonstrar um diferencial competitivo claro. Por exemplo, elas podem apontar como suas tecnologias seguem rigorosos padrões e qual é o potencial de retorno.
Evidenciar uma trajetória de crescimento robusta e um time experiente são outras medidas que com potencial para aumentar a atratividade frente aos investidores.
Além disso, demonstrar um profundo entendimento do mercado-alvo e uma estratégia de entrada bem delineada tem o poder de atrair recursos. Isso é possível porque valida a força da startup para competir e prosperar mesmo em mercados saturados.
Um período extenso entre a criação da oferta e as suas vendas se consolidam como um dos maiores desafios para health techs. Esse intervalo prolongado pode criar incertezas quanto ao retorno sobre o investimento e exigir recursos contínuos para manter a operação até a comercialização.
🎯 Nesse contexto, health techs podem enfatizar o valor a longo prazo e o impacto transformador de suas inovações a fim de atrair investidores. Demonstrar um pipeline robusto de desenvolvimento, com marcos alcançados e um planejamento estratégico estruturado, também é uma boa tática.
Assegurar parcerias estratégicas e financiamentos intermediários, como rodadas de investimento e subsídios, são outras medidas importantes. Elas podem manter a sustentabilidade financeira até a fase de comercialização, destacando o potencial de crescimento e sucesso futuro da health tech.
Como visto, as startups da saúde enfrentam diversos desafios ao buscar investimentos. Rigorosas regulamentações, altas barreiras de entrada e concorrência forte são alguns obstáculos que precisam ser vencidos. Com estratégia e apoio, é possível alcançar bons investidores.Agora, você quer saber mais sobre investimentos para health techs? Conheça os diferentes estágios de fundraising para startups!
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