South Summit Brazil 2024: principais insights para startups

02/04/2024

O South Summit Brazil acontece em Porto Alegre, atraindo milhares de pessoas. A equipe do Vibee, Hub de Inovação em Saúde da Unimed, marcou presença na edição de 2024. E, assim, foi possível captar informações valiosas discutidas por especialistas globais.

Você quer saber detalhes sobre o que aconteceu nesse incrível evento? Então, continue com a gente e tenha insights para a sua startup!

O que é South Summit Brazil?

O South Summit é um evento para empresas líderes mundiais, startups, investidores e instituições. A ideia é reunir pessoas que querem acelerar a inovação, construir relações duradouras, identificar oportunidades e gerar negócios.

A edição de 2024 aconteceu em Porto Alegre, RS, durante os dias 20, 21 e 22 de março. Ela reuniu mais de 23 mil participantes, 3 mil startups, 900 investidores e 800 speakers — incluindo Uri Levine (fundador do Waze), Gabriela Chaves Schwery Comazzetto (TikTok) e Felipe Feistler (Shein).

Principais insights do South Summit Brazil 2024

Selecionamos importantes pontos abordados durante o evento. Curioso para descobrir o que foi falado nos palcos e corredores do South Summit Brazil 2024? Confira, a seguir!

Dado é rei

Os dados continuam com um papel central para as empresas da atualidade. Desse modo, é necessário ter uma cultura data driven, visando usá-los de modo estratégico em negócios de todos os tamanhos.

As organizações que ainda não a adotaram precisam focar em uma jornada de transformação. Assim, a cultura organizacional deve se adaptar para coletar e utilizar dados, a fim de aprimorar processos e a satisfação do cliente.

Além dos demais usos conhecidos, a inteligência artificial (IA) tem forte relevância para essa questão. No entanto, vale destacar que a tecnologia precisa ser implementada somente depois da consolidação dos passos iniciais, está bem? 

Preparar-se para a cultura de dados é algo essencial para as startups. Ao mesmo tempo, os founders precisam se manter cientes de que o aprendizado é um processo contínuo nesse contexto. Então, a coleta e o uso de dados são fundamentais para o aprimoramento constante dos negócios.

Personalização se mantém relevante

Personalizar produtos e serviços é uma prática que vem crescendo ano após ano, não é verdade? Agora, ela é mais importante do que nunca. 

O entendimento e atendimento das necessidades de cada cliente é facilitado por dados e recursos tecnológicos. Dessa maneira, em vez de impor seus próprios desejos no desenvolvimento de ofertas, os empreendedores precisam efetivamente focar naquilo que as pessoas buscam.

Continua o velho “erre rápido, conserte mais rapidamente ainda”

Reconheça que o fracasso faz parte do processo de inovação. Logo, encare os erros como oportunidades de aprendizado e melhoria para o seu negócio. Falhar rapidamente possibilita a identificação de problemas e a sua correção de forma ágil, evoluindo constantemente a startup.

O founder no centro das decisões de investidores

Na esfera de investimentos em startups, o papel do empreendedor se mantém fundamental. Portanto, o founder não pode simplesmente seguir uma ideia porque a acha interessante; o problema que busca resolver deve se tornar sua missão de vida

Além disso, é essencial que o empresário saiba vender o produto para potenciais clientes. Ele também precisa vender a visão da empresa para stakeholders.

Outro ponto relevante é o conhecimento profundo do fundador a respeito da empresa. Dessa forma, ele deve:

  • manter-se ciente sobre números;
  • compreender os desafios;
  • entende os pontos fortes e de diferenciação.

Embora pareçam óbvias, essas características são valorizadas por investidores em todas as fases da jornada de uma empresa. Mesmo pessoas que realizam aportes substanciais, na faixa de US$ 20 milhões por startup, destacam a importância desses aspectos. 

Vale reforçar, ainda, a necessária afinidade entre quem investe e quem recebe os investimentos. Por isso, o fator humano continua vital para captar recursos.

Será o fim do inverno das startups?

Apesar das discussões a respeito do “inverno das startups”, não houve um consenso sobre o seu término ou não. 

Muitos mencionaram a disponibilidade de capital e a busca por empresas promissoras. Porém, o feeling é que houve mudança nas regras: enquanto estávamos jogando basquete, de repente, o jogo virou uma partida de futebol. 

Talvez o inverno das startups tenha, de fato, se encerrado. Contudo, o mercado ainda passa por uma “primavera fria” em termos de investimentos. 

A nova edição do South Summit Brazil acontecerá novamente em Porto Alegre; desta vez, entre os dias 9 e 11 de abril de 2025. 

Enquanto a nova edição não chega, que tal continuar a sua jornada de descoberta com o Vibee? Acesse o nosso blog e tenha acesso a conteúdos sobre startups!

Categoria: VIBEE UNIMED

Todos os direitos reservados à Unimed VTRP.