17/05/2024
Imagine que, depois de todo o processo de validação da ideia e do negócio, do seu crescimento e amadurecimento, chega o momento de vender a sua participação na empresa e seguir com novos projetos..
Então, nesse momento, fica evidente que os empreendedores deveriam ter pensado lá no início da jornada sobre qual seria a estratégia para os sócios ou investidores poderem realizar essa saída, o famoso exit da startup.
Como o nome sugere, este é o momento no qual os fundadores ou parte dos investidores não farão mais parte da empresa. Dessa forma, é preciso pensar cuidadosamente sobre a saída dos sócios e como esse processo será realizado.
Neste conteúdo, você verá detalhes sobre o tema:
Esperamos que, ao final deste texto, você saiba o que é estratégia de exit e como desenvolvê-la em sua startup. Acompanhe!
Ainda que seja um tema de extrema importância para a captação de recursos e para a rotina futura da empresa, a estratégia de exit não é um assunto muito comum entre empreendedores.
Para Rafael Zanatta, Head no Hub de Inovação Vibee Unimed:
“Poucas startups pensam ou falam sobre isso no início da jornada. Quando a gente pergunta, às vezes elas não têm isso muito claro e dizem: ‘ah, estamos fazendo, estamos trabalhando, vamos ver o que vai ser ali na frente’.
Mas, os founders que estão se preparando para o futuro precisam olhar para o longo prazo e lá esse assunto é fundamental.
Quando eles vão abordar um investidor para fazer uma captação de recursos, normalmente eles já tem em mente quais as possíveis estratégias de exit para o investidor receber o seu dinheiro de volta”.
Então, se você quer ter mais chances de sucesso com a sua startup, é preciso manter viva a discussão sobre a sua estratégia de exit. Confira detalhes:
Estratégia de exit é como um “plano de saída” dos sócios e dos investidores de uma startup. Ele trata sobre o momento em que essas pessoas deixarão o negócio.
Assim, o exit é a hora em que todos podem colher os frutos do trabalho dos fundadores e demais envolvidos, além de ser o ponto em que investidores podem recuperar o dinheiro investido.
Planejar cuidadosamente a estratégia é essencial para alcançar um resultado positivo. A tarefa envolve mais do que apenas pensar no momento de saída, em si. É preciso construir valor para a empresa e encontrar interessados no negócio para as táticas serem bem-sucedidas.
Os fundadores devem considerar, ainda, o ponto certo para fazer o exit. Então, eles precisam analisar questões como: o estágio de crescimento da empresa, as condições do mercado e os objetivos dos fundadores e investidores.
O exit, no entanto, não precisa ser realizado por todas as partes. Em muitos casos os founders da empresa continuam no negócio e apenas é feita a venda do percentual detido pelos investidores para que eles possam realizar os lucros e encerrar a jornada naquela startup.
Resumidamente, podemos dizer que existem várias opções de exit que as startups podem considerar. Entre elas, estão:
Embora não haja uma resposta definitiva sobre a melhor hora para fazer o exit, alguns cenários são mais comuns para a saída dos fundadores de startups:
Desse modo, a hora certa de fazer a saída dependerá de análise cuidadosa das circunstâncias envolvidas ao negócio. Para isso, os fundadores devem considerar os objetivos da startup, as oportunidades de mercado e as expectativas dos founders e investidores.
Preparar-se para o exit é uma importante atividade. Mas, como isso pode ser feito na prática? Selecionamos as principais etapas do processo de planejamento da saída dos sócios:
Análise da posição da startup
Em primeiro lugar, avalie a atual situação da empresa — como a sua saúde financeira, o desempenho no mercado, além do potencial de crescimento e valorização. Isso ajuda a determinar qual momento é o mais adequado para o exit.
Definição dos objetivos
Estabeleça objetivos claros para a estratégia — como certo retorno financeiro desejado ou a continuidade da missão da startup, por exemplo. Eles servirão como norte para a tomada de decisão dos founders.
Identificação de potenciais compradores ou investidores
Agora, pesquise e identifique pessoas e organizações que podem ter interesse no negócio. Elas são elementos-chave para o sucesso da estratégia.
Preparação da empresa para o exit
Desse modo organize a companhia para a transição, garantindo que a documentação legal esteja em ordem, os dados financeiros e operacionais estejam organizados, e que a equipe esteja alinhada com o plano. Lembre-se: não existe chance de um exit acontecer se a startup não estiver com a sua Governança em dia.
Negociação e execução
Assim nesta fase, inicie a conversa com os interessados para chegarem a um acordo satisfatório para ambos em termos de preço, condições e transição de controle. Em seguida, começam as etapas necessárias para concluir o exit, como auditorias, revisões legais e assinatura de contratos.
Comunicação
Por fim, mantenha a transparência sobre a saída dos founders. Então, comunique funcionários, parceiros e outros interessados sobre a operação. Certificar-se de que o processo de transição seja tranquilo e que os envolvidos estejam informados.
Então, um empreendedor visionário pensa em muito mais do que resultados financeiros; ele também se prepara para “passar o bastão” e deixar boas condições para o negócio continuar próspero ao longo dos anos.
Portanto se gostou do conteúdo e quer ter acesso a mais informações de qualidade sobre o universo das startups? Então, continue a sua leitura pelo blog do Vibee, Hub de Inovação da Unimed VTRP.
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