7 desafios para obter investimento em startups de saúde — e como vencê-los!

02/08/2024

Os reflexos do inverno das startups parecem ter se prolongado mais do que o esperado. Em especial, as empresas de saúde que desejam investimentos enfrentam desafios significativos no atual mercado.

Portanto, entender quais são esses obstáculos e de que forma contorná-los é fundamental para aumentar as chances de obter recursos e, assim, dar tração ao desenvolvimento do negócio. 

1. Regulamentação complexa e exigências normativas específicas

As health techs enfrentam uma situação um tanto quanto desafiadora em termos de regulação do mercado. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem regras estritas para a liberação de produtos, hardwares e softwares na área médica.

As etapas até a aprovação da solução criada podem levar anos entre entrega de documentação, comprovações técnicas e processos burocráticos. Isso pode afastar investidores que desejam retornos mais rápidos sobre os aportes feitos.

🎯​ Para vencer esse desafio, é importante respeitar as normas do setor desde o início do negócio. Buscar ajuda com especialistas e manter uma comunicação ativa com as reguladoras ajuda a passar pela burocracia sem complicações. 

Ainda que a conformidade regulatória seja morosa, ela é essencial para mostrar ao mercado que a empresa está apta a atuar na área da saúde. Por isso, observar as regras demonstra aos investidores que a startup está capacitada para executar plenamente as suas operações.

2. Longo ciclo de aprovação regulatória para produtos de saúde

O processo prolongado para liberação de soluções de saúde naturalmente estende o tempo para comercialização. Como resultado, os custos operacionais e financeiros da health tech podem aumentar logo no começo das atividades.

Diante disso, como mostrar ao mercado de investimento que, mesmo com esse período prolongado, a startup se mantém atrativa?

🎯​ Ressalte que empresas da área continuam a ser um bom negócio devido ao potencial de escalabilidade que a inovação tecnológica pode oferecer. 

Além disso, empresas que desenvolvem estratégias de gerenciamento de riscos e que demonstram compromisso com padrões de qualidade podem mitigar preocupações e atrair investimentos. 

3. Dificuldade em demonstrar eficácia clínica e segurança das soluções

Investidores muitas vezes hesitam em financiar projetos na área da saúde que não apresentam evidências sólidas. Afinal, esse é um setor que lida com vidas humanas, no qual um único erro pode causar impactos severos.

🎯​ Portanto, health techs precisam demonstrar que suas soluções atendem aos requisitos legais e de eficácia demandados. Empresas que adotam medidas eficazes de pré-lançamento, como parcerias com instituições acadêmicas para estudos clínicos, podem demonstrar compromisso com a segurança e efetividade da solução desde o início do ciclo de vida do desenvolvimento.

Apresentar resultados preliminares promissores também é bastante útil. Um plano claro para obtenção de aprovações regulatórias é ainda capaz de aumentar a confiança dos investidores na capacidade da startup de superar esses desafios e alcançar sucesso no mercado.

4. Altas barreiras para entrada no mercado

Considerando esses fatores que vimos até aqui, você já deve ter percebido que o mercado de saúde tem altas barreiras de entrada, certo? Regulamentação, longos ciclos de aprovação, custos, entre outros, são dificultadores para explorar o nicho.

Negociar com gigantes do setor, conseguir a credibilidade entre parceiros e se tornar confiável para o público-alvo são desafios adicionais para as health techs.

Ao mesmo tempo, esses elementos são uma maneira de “blindar” negócios que entram para o mercado. Isto é, depois de passar por todas essas provações, a startup estará em outro patamar frente a novos entrantes.

🎯​ Por isso, mesmo que as altas barreiras de entrada sejam desafiadoras, elas podem se mostrar um trunfo frente a investidores. Mostre para eles que a empresa venceu ou está vencendo esses obstáculos e que novos concorrentes têm grandes dificuldades de tomar a sua posição.

5. Elevados custos de desenvolvimento e ensaios clínicos

A criação de soluções de saúde exige investimentos substanciais em pesquisa, pessoal especializado e infraestrutura, entre outros. Esses aportes geralmente elevados podem desestimular potenciais investidores imediatistas.

🎯​ Para demonstrar atratividade, health techs devem enfatizar o impacto de suas inovações. Apresentar um plano financeiro sólido que inclua fases de financiamento bem definidas e projeções de retorno também são boas medidas para esse desafio. 

6. Concorrência acirrada no mercado 

A concorrência intensa na área de tecnologia exige que novas empresas se destaquem não apenas pela inovação, mas também pela capacidade de executar suas ideias com efetividade. 

🎯​ Para chamar a atenção de investidores, negócios que estão entrando nessa disputa devem demonstrar um diferencial competitivo claro. Por exemplo, elas podem apontar como suas tecnologias seguem rigorosos padrões e qual é o potencial de retorno. 

Evidenciar uma trajetória de crescimento robusta e um time experiente são outras medidas que com potencial para aumentar a atratividade frente aos investidores. 

Além disso, demonstrar um profundo entendimento do mercado-alvo e uma estratégia de entrada bem delineada tem o poder de atrair recursos. Isso é possível porque valida a força da startup para competir e prosperar mesmo em mercados saturados.

7. Tempo longo entre o desenvolvimento das soluções e geração de receita

Um período extenso entre a criação da oferta e as suas vendas se consolidam como um dos maiores desafios para health techs. Esse intervalo prolongado pode criar incertezas quanto ao retorno sobre o investimento e exigir recursos contínuos para manter a operação até a comercialização.

🎯​ Nesse contexto, health techs podem enfatizar o valor a longo prazo e o impacto transformador de suas inovações a fim de atrair investidores. Demonstrar um pipeline robusto de desenvolvimento, com marcos alcançados e um planejamento estratégico estruturado, também é uma boa tática.

Assegurar parcerias estratégicas e financiamentos intermediários, como rodadas de investimento e subsídios, são outras medidas importantes. Elas podem manter a sustentabilidade financeira até a fase de comercialização, destacando o potencial de crescimento e sucesso futuro da health tech.

Como visto, as startups da saúde enfrentam diversos desafios ao buscar investimentos. Rigorosas regulamentações, altas barreiras de entrada e concorrência forte são alguns obstáculos que precisam ser vencidos. Com estratégia e apoio, é possível alcançar bons investidores.Agora, você quer saber mais sobre investimentos para health techs? Conheça os diferentes estágios de fundraising para startups!

Categoria: VIBEE UNIMED

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