18/10/2024
Em 19 de outubro, é celebrado o Dia Nacional da Inovação. A data é dedicada à transformação do conhecimento em soluções práticas para a sociedade. Health techs sabem bem disso e, assim, founders e suas equipes têm um papel essencial para a evolução do sistema brasileiro de saúde.
Iniciativas como o Vibee, da Unimed VTRP, colaboram para a inovação aberta no país. Nossos programas voltados para as startups contribuem para a impulsionar os negócios, construir novos produtos e serviços, além de gerar conexões valiosas.
Inovação aberta é a colaboração entre empresas e parceiros externos — como instituições, universidades e startups — para solucionar desafios estratégicos e dores existentes.
O modelo se diferencia da inovação tradicional (com desenvolvimento de forma interna e isolada) ao integrar ideias e tecnologias de diversas fontes.
Inovar dessa maneira é indicado para startups que buscam a troca de conhecimento, a aceleração da criação de soluções e a adaptação rápida às mudanças do mercado.
Especialmente no setor de saúde, a inovação aberta facilita o desenvolvimento de produtos e serviços, gerando melhorias tanto para os pacientes, quanto para os sistemas.
Entenda mais sobre o tema baixando e lendo o e-book 5 mitos e verdades sobre inovação!
Health techs estão conduzindo o setor com a integração de tecnologias e métodos inovadores. Essas criações têm impacto direto na eficiência da área da saúde. Entre as inovações, podemos destacar:
Inovação | O que é | Aplicação | Exemplos |
Inteligência Artificial (IA) | Tecnologia de processamento de dados e aprendizado | Diagnósticos precisos e tratamentos personalizados | Softwares de análise de exames de imagem |
Wearables | Dispositivos vestíveis que monitoram dados de saúde | Acompanhamento contínuo dos pacientes | Relógios inteligentes que monitoram a saúde |
Robótica | Máquinas automatizadas para procedimentos médicos | Cirurgias de alta precisão | Robôs cirúrgicos assistidos por inteligência artificial |
Impressão 3D | Impressão de objetos tridimensionais personalizados | Produção de próteses e instrumentos | Impressão de próteses sob medida para pacientes |
Soluções como essas estão transformando a forma como a saúde é colocada em prática, tornando os processos mais ágeis, os produtos mais acessíveis e os serviços mais eficazes.
A inovação está na essência das health techs. Contudo, esse posicionamento gera diversas situações desafiadoras e que exigem resiliência dos empreendedores.
Um dos principais desafios são os recursos financeiros limitados — e, em alguns casos, nulos. Muitos empreendedores enfrentam dificuldades para captar investimentos. Para superar isso, a busca por parceiros e investidores tem potencial para levar dinheiro ao caixa do negócio.
Outro obstáculo comum para startups que inovam na saúde são as regulamentações. Soluções novas no setor precisam passar por diversos testes, validações, além da conformidade com leis e regras, antes mesmo de serem comercializadas. Desse modo, é essencial conhecer as regulações à risca.
Ao mesmo tempo em que as startups enfrentam muitos desafios ao optar pela inovação aberta, existem oportunidades atrativas para o negócio. A seguir, você confere as principais!
Parcerias com organizações do setor possibilitam a validação e aprimoramento de tecnologias que efetivamente melhoram processos e a experiência do usuário. Para aproveitar essa oportunidade, identifique instituições alinhadas aos seus objetivos e fomente um ambiente win-win, em que todos ganham.
O uso de grandes volumes de dados na saúde tem o poder de gerar boas ideias A IA aplicada às informações pode melhorar diagnósticos e personalizar tratamentos. Portanto, invista na tecnologia e forme parcerias com especialistas. Mas, fique atento às regras de coleta e uso dos dados.
A inovação aberta é um facilitador para a criação de soluções personalizadas; assim, fica mais fácil e rápido atender às particularidades percebidas no segmento. Startups que atuam na saúde devem analisar frequentemente a opinião de usuários a fim de gerar produtos e serviços customizados.
Ter proximidade com outros agentes da saúde é uma forma para acelerar processos e gerar ideias de maneira mais rápida. Por isso, a inovação aberta é uma maneira para tornar o negócio eficiente. Entenda gargalos e gaps apontados pelos parceiros para buscar soluções que agilizem o setor.
Os programas de aceleração conectam startups a empresas e organizações que oferecem suporte. Logo, os parceiros mais experientes são capazes de contribuir com técnicas, métodos e expertise para desenvolver inovações rapidamente.
A participação em programas como esses possibilita às startups acesso a:
Startups como a EcoPrint Medical, especializada em curativos por impressão 3D, usaram esses benefícios dos programas de aceleração do Vibee para melhorias em seu negócio.
Já a Carefy, plataforma para redução de fraudes e custos usando com IA para auditoria em saúde também contou com o apoio oferecido pelo Vibee para conexão com o mercado e mentorias focadas nas necessidades do negócio.
A participação em programas de aceleração é uma maneira de colocar a inovação aberta em prática na saúde. Dessa maneira, o acesso a experts do mercado e, até mesmo, a recursos financeiros, é um impulsionador para o negócio na área da saúde. Aproveitando o Dia da Inovação, comemorado em 19 de outubro, convidamos você a conhecer os programas de aceleração do Vibee!
Categoria: VIBEE UNIMED
Todos os direitos reservados à Unimed VTRP.