A healthtech que democratizou o acesso à saúde

30/08/2021

Mentoria do Vibee trouxe a história da Hilab, a startup que transformando o mercado de saúde nacional e internacional 

As mentorias online do mês de agosto fecharam com um bate-papo engrandecedor, aqui no Vibee. No dia 27, as startups aceleradas conheceram a história da Hilab, a healthtech que transformou o mercado de saúde. A conversa foi com o CEO e fundador da startup, Marcus Figueredo, que falou sobre os desafios e realizações na área. 

A Hilab conquistou notoriedade em 2017, com o serviço de Testes Laboratoriais Remotos. Mas sua trajetória começou muito antes, em 2004, quando Marcus e Sérgio Rogal tornaram-se sócios e fundaram a antiga Hi Technologies. 

Na época, os amigos incubaram a startup e criaram um sistema de telemedicina chamado OpenVida, que permitia aos médicos monitorarem pacientes a distância.  

“Sempre brinco que nossa estratégia se compara a um foguete, com o primeiro estágio, o segundo, terceiro… até chegar na cápsula. Na época em que criamos o sistema, tínhamos R$ 2,5 mil e éramos apenas estudantes”. 

Ao enxergar oportunidades no mercado da saúde, a dupla resolveu investir e montar uma pequena fábrica de equipamentos médicos. Em um espaço de 40m², em 2009, Marcus e Sérgio consolidaram a equipe e criaram o primeiro oxímetro de pulso, aparelho utilizado em mais de 15 países e, hoje, reconhecido mundialmente como um dos sistemas mais avançados. 

“Com o oxímetro Milli chegamos em todos os estados do Brasil e avançamos para o exterior. O equipamento médico tinha Wi-Fi, bluetooth e podíamos conectar até o skype nele”, conta Marcus. 

Mas foi com o compartilhamento de ideias, conhecimento e networking que a Hilab ganhou ainda mais destaque no mercado. “Em 2015/16 conhecemos a Positivo que nos deu a liberdade para criar. Foi a primeira vez que fizemos um grande movimento sem muitas limitações financeiras”, relembra. 

A ideia proposta inicialmente era a criação de um eletrodoméstico da saúde. Porém a apresentação final do projeto resultou no atual formato da startup. “Nosso objetivo era democratizar o acesso à saúde e, para fazer isso, chegamos à conclusão que se apenas vendêssemos o equipamento Hilab, ele seria um produto ‘gourmetizado’. O único jeito de dar acesso a todos era nos transformando em laboratório. Por sorte, a Positivo achou incrível a nossa ideia e apoiaram”. 

Hoje a Hilab realiza Testes Laboratoriais Remotos completos. São exames Point-of-Care em que, com apenas algumas gotas de sangue da ponta do dedo, o paciente tem um laudo completo de suas necessidades. 

Categoria: MENTORIAS

Todos os direitos reservados à Unimed VTRP.