05/12/2023
Um produto digital bem-sucedido precisa, entre outros fatores, de um desenvolvimento sólido. Além disso, o estabelecimento de um processo comercial qualificado é fundamental para levar a solução ao mercado e gerar receita ao negócio.
A seguir, você entenderá como certas medidas o ajudarão a ingressar no mundo das startups de saúde com mais chances de alcançar o sucesso!
Grandes inovações nem sempre encontram espaço no mercado. Por isso, a análise aprofundada dos procedimentos que tornam uma solução em algo vendável é essencial. Confira:
O primeiro passo é a compreensão das demandas do target. Uma ideia pode ser brilhante, mas ela só se tornará um sucesso comercial se de fato resolver os problemas reais das pessoas.
Portanto, ouça atentamente o que o público precisa. Converse com potenciais usuários, profissionais de saúde e especialistas da área para identificar as necessidades e desafios que eles enfrentam.
Ao entender esses pontos, você terá uma base sólida para o desenvolvimento de um produto digital que seja verdadeiramente relevante e eficaz no mercado. A abordagem centrada no usuário é o caminho para a criação de soluções com potencial de sucesso.
A criação de um time que incorpora profissionais com diversas formações é vital para o enfrentamento dos complexos obstáculos do setor de saúde.
Uma startup precisa ser composta por um conjunto de pessoas que tenham habilidades complementares. Por isso, considere a diversidade de skills que serão necessárias à empresa, tais como: conhecimento em saúde, especialização em tecnologia e design, e tática de negócios.
Uma equipe multidisciplinar é capaz de lidar não apenas com as necessidades dos usuários finais, mas também com as intricadas questões técnicas e regulatórias que caracterizam a área.
Além disso, a diversidade de perspectivas e experiências no grupo potencializa a geração de ideias inovadoras, que poderão impulsionar o desenvolvimento do produto.
Nesta etapa, você tem em mãos as demandas do mercado e um time pronto para atendê-las. Então, coloque a mão na massa e inicie a criação da solução.
O desenvolvimento de modelos que sejam escaláveis e sustentáveis, ressoando com as dores dos usuários, é fundamental para o sucesso dos produtos digitais — especialmente, daqueles voltados para a saúde.
Pense em maneiras para efetivamente atender o público. Isso inclui funcionalidades e layout, mas também precisa observar aspectos como facilidade de uso e preço. Dessa maneira, tenha um olhar 360º para entregar valor e utilidade para as pessoas.
O Produto Mínimo Viável (MVP) é a versão inicial e simplificada da solução. Nesse processo, ele serve como uma ferramenta eficaz para testar hipóteses, validar a demanda do mercado e coletar feedback dos usuários.
Para as health techs, o resultado dessa elaboração pode ser economia de tempo e recursos. Além disso, a medida colabora para tais empresas entenderem se elas estão ou não no caminho certo antes de investimentos pesados no desenvolvimento completo do produto.
Assim, a elaboração do MVP e sua validação colaboram para o entendimento da adequação do produto final às expectativas das pessoas. O processo possibilita ajustes precisos, baseados na experiência real do mercado.
Finalmente, as startups lançam a solução no mercado. Logo, será necessário que elas interajam ativamente com aqueles que estão usando o produto digital para a compreensão da sua experiência.
O feedback dos usuários é uma fonte inestimável de informações de valor. Ele revela o que está funcionando bem e onde melhorias são necessárias. As avaliações, sugestões e observações diretas de clientes e stakeholders são os principais insumos para essa fase.
Como você pôde perceber, o processo de desenvolvimento de soluções digitais não é linear, mas sim cíclico. Então, à medida que as informações de uso são incorporadas, o produto deve ser aprimorado.
Ao Vibee Podcast, dois founders de destaque no mercado deram dicas para aqueles que querem desenvolver e comercializar soluções digitais. Diego Medeiros e Ualas Barreto Rohrer, fundadores de O Personal Digital apontaram alguns caminhos para o sucesso:
Ao começar no mundo das startups, concentre-se em criar um produto simples que aborde uma dor específica. Inicialmente, é improvável que a solução encontrada seja a versão final de sucesso. Logo, adote a abordagem de MVP, converse com seus clientes e aprimore o produto com base no feedback.
Vendas são vitais para o sucesso de qualquer empresa. Por isso, foque em gerar receita desde o início. À medida que os negócios são realizados, mantenha um acompanhamento detalhado dos dados. Investidores valorizam startups que compreendem e monitoram o seu desempenho de forma objetiva.
Observe ainda que, assim como os demais setores em uma organização, a área comercial precisa lidar com dados e processos. Portanto, organize a casa e, ao crescer, ordene tudo novamente para manter a ordem também nesse setor.
Por fim, considere levar a sua ideia para programas de aceleração. O Personal Digital foi uma das startups aceleradas pelo Vibee e essa ação fez toda a diferença para o negócio.
Segundo Ualas, a sua participação foi uma “virada de chave”. Para ele, o momento esclareceu muitos pontos relacionados ao negócio e como a equipe poderia profissionalizar a ideia — inclusive, com investimentos financeiros.
Esses programas oferecem educação, experiência e valiosas conexões no ecossistema. Por meio deles, você terá contato com profissionais da área, pessoas experientes em startups e potenciais investidores. Assim, será mais fácil tirar a ideia do papel e levá-la ao mercado de forma bem-sucedida.
Portanto, conhecimento do mercado, equipe multidisciplinar e elaboração de um MVP são passos cruciais para o sucesso de um produto digital. Especialmente as health techs devem ser cuidadosas no desenvolvimento de soluções que atendam o mercado e enfrentem os desafios do setor da saúde.
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Veja quais são as expectativas e os desafios das healthtechs para os próximos anos!
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