29/04/2024
Entender as dores do público-alvo é fundamental para fazer ofertas irresistíveis, não é mesmo? Ao longo dos anos, várias estratégias e práticas foram usadas para esse fim e o Growth Marketing é aquela que atende de modo preciso a essas demandas no atual mercado.
Hoje, a velocidade das mudanças e a competitividade a nível global exigem respostas ágeis das organizações. O Growth Marketing, então, é uma tática a ser estudada por startups que desejam se consolidar e crescer nesse cenário.
O Growth Marketing é um conjunto de ações direcionadas a impulsionar o rápido desenvolvimento e a visibilidade da empresa no mercado. O foco está em alcançar resultados positivos, tanto no ambiente digital, quanto off-line.
Ele é embasado em 3 pilares:
É importante destacar que o Growth Marketing não segue um caminho linear. A jornada do cliente é um processo dinâmico, e a estratégia deve conseguir se adaptar a cada fase.
Você já deve ter ouvido falar sobre o Funil de Vendas, certo? Ele é uma representação gráfica que descreve o processo pelo qual passa um cliente em potencial. Suas 3 fases podem descritas desta forma:
A evolução do Marketing e dos processos comerciais aperfeiçoou tal ferramenta. Agora, outros estágios foram adicionados no pós-venda, com o objetivo de fortalecer o relacionamento com o cliente.
Surge, então, a Ampulheta de Vendas. Ela é uma evolução do funil e adicionou elementos cruciais à jornada do cliente. Em vez de seguir uma progressão linear, a representação reconhece que as pessoas podem entrar e sair do processo em várias etapas.
Agora, foram inseridas novas fases:
A ferramenta enfatiza a importância de construir uma marca forte desde o início; isto é, de trabalhar o branding de modo assertivo. Como resultado, será possível gerar consciência e confiança no público já nas fases iniciais de seu processo de compra.
Em seguida, a Ampulheta destaca a necessidade de lançar ofertas irresistíveis (triggers) para converter os interessados em clientes. Então, a startup precisa ser bastante persuasiva para garantir a conversão dos leads.
Um aspecto interessante da evolução do Funil de Vendas é que ela é mais abrangente. Assim, a Ampulheta considera a complexidade da tomada de decisão do cliente. Além disso, ela destaca a importância de fornecer uma experiência de compra excepcional para impulsionar as conversões.
Depois de compreender a estratégia e uma de suas ferramentas mais usadas, a Ampulheta, é hora de entender como o Growth Marketing pode ser benéfico para as startups. Confira algumas vantagens:
A prática permite que startups otimizem seus orçamentos de Marketing ao se concentrarem em estratégias e canais que oferecem o melhor retorno sobre o investimento (ROI). Isso é especialmente valioso em um ambiente onde os recursos muitas vezes são limitados.
O entendimento aprofundado da jornada do cliente gera os inputs certos para personalizar as estratégias. Assim, oferecer uma experiência relevante e envolvente será mais fácil. Como resultado, poderá haver maior satisfação e retenção do cliente.
O Growth Marketing se baseia em processos escaláveis e repetíveis. Isso significa que as estratégias bem-sucedidas podem ser replicadas e ampliadas à medida que a startup cresce, proporcionando um desenvolvimento mais consistente e previsível.
O atual ambiente competitivo exige inovação constante. A estratégia promove a experimentação e a adaptação contínuas, possibilitando que os empreendimentos se mantenham à frente das tendências do mercado.
O uso de métricas e KPIs certos oferece uma visão clara do desempenho das estratégias. Desse modo, as startups podem identificar o que realmente funciona em suas campanhas e fazer ajustes para melhorar os resultados.
Por fim, startups que mantêm uma estratégia de Growth Marketing bem-sucedida são mais atraentes para investidores. Isso ocorre porque a prática demonstra que a empresa tem uma abordagem estruturada para o crescimento e está focada em alcançar resultados tangíveis.
De modo geral, podemos dizer que o Growth Marketing fornece uma visão ampla sobre a atuação do negócio no ambiente digital e físico. A experimentação e melhoria contínuas, além de análise de resultados, contribuem para o sucesso das startups em mercados voláteis.Agora, continue a sua descoberta.
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