Kickoff abre oficialmente os trabalhos do Vibee Start e Vibee Go

25/09/2020

Os dois programas de aceleração do Vibee, o Hub de Inovação da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) abriram oficialmente os trabalhos nesta sexta-feira, 25/09. O Kickoff do Vibee Start e do Vibee Go aconteceu de forma remota, com o Comitê Técnico em Lajeado e os representantes das 12 startups participantes da primeira turma espalhados pelo Brasil.

“É um dia muito importante. A gente sonhou bastante com o Vibee, e o início dos trabalhos dessa primeira turma torna mais real ainda todo este trabalho. A expectativa de toda a organização é grande. Antes de estar aqui com vocês, conversava com nosso presidente, o Dr. Aldo, e com o nosso vice-presidente, o Dr. Neori. Desde o início, eles acreditaram muito no Vibee, e percebemos essa vibração”, salientou a Superintendente Executiva da Unimed VTRP, Rosilene Knebel.

A chegada do Vibee consolida o trabalho de mais de meia década realizado na Cooperativa, na construção de um ambiente acolhedor à métodos ágeis e ao desenvolvimento da cultura de inovação. Rosilene lembrou também que esse processo se intensificou a partir de 2018, chegando no nível de maturidade atual.

“Contamos com o importante apoio do Felipe, da Innoscience, e agora com o Rafael, que vai estar muito próximo de vocês nos próximos meses. Para nós também é um aprendizado, e é muito bom vivenciar a inovação acontecendo”, completou.

DIAGNÓSTICO COMEÇA IMEDIATAMENTE

Foram meses intensos de preparação com aproximação e relacionamento com lideranças locais e nacionais e um processo minucioso de escolha das 12 startups da primeira turma do Vibee. A partir de agora, o foco do trabalho passa a ser o desenvolvimento das ideias e soluções. Por isso, o diagnóstico de cada uma delas já começa imediatamente.

Foi importante reunir todos para dar este pontapé inicial, para que todos se conhecessem e começassem a ver o trabalho acontecer. Agora, vamos para o diagnóstico, um dos diferenciais do nosso programa”, afirma o Head de Inovação do Vibee Unimed, Rafael Zanatta.

“Nesta fase, nos reunimos com os integrantes de cada startup separadamente, e avaliamos minuciosamente seis pontos fundamentais das soluções que eles oferecem: produto, mercado, canais, capital, gestão, e equipe de trabalho. O diagnóstico vai nos permitir enxergar um mapa que identifica de forma clara as fortalezas e oportunidades de desenvolvimento para cada um”, complementa.

O processo de aceleração terá duração de 6 meses. Depois do diagnóstico, as startups passarão por capacitações, mentorias e workshops.

DIFERENCIAIS DO VIBEE UNIMED

Parceiro do Vibee desde a concepção da ideia, Felipe Ost Scherer, sócio da Innoscience Consultoria, também participou do Kickoff do Vibee. Ao conversar com as startups, ele elencou quatro pontos positivos para o programa que começou oficialmente nesta sexta-feira, 25/09.

“Existe um suporte real da alta gestão, com atenção a tudo que é necessário para que a cultura da inovação de fato evolua. Vocês verão isso com clareza. Outro ponto importante é a consistência do trabalho, que já conta com um relacionamento com o ecossistema, e tem no Vibee o complemento desta estratégia”, comentou.

“O programa conta também com um método bem definido e organizado, e isso se soma a profissionais dispostos a trabalhar junto, com toda a estrutura realmente envolvida, não apenas o Comitê Técnico. Por fim, é importante ressaltar as boas startups que foram selecionadas e estão participando”, finalizou felipe.

Apesar de novo, o Vibee já tem reconhecimento estadual e nacional. Basta ver a quantidade de startups inscritas neste primeiro programa de seleção – foram 123 – e o olhar de autoridades como o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Luis Lamb, que participou por vídeo da inauguração do espaço, em 16 de agosto.

“Temos certeza que um projeto como o Vibee vai gerar muitas inovações fortalecimento ecossistema empresarial, das startups inovadoras e de grandes soluções na área da saúde, que um dos ramos que tem um grande potencial de desenvolvimento no estado do Rio Grande do Sul”, afirmou Lamb.

SÉRIE DE APRESENTAÇÃO DAS STARTUPS

Nas próximas semanas, cada uma das 12 startups que estão sendo aceleradas no Vibee serão apresentadas aqui no blog. Fique ligado, e conheça mais sobre as ideias, sonhos e trabalho dos empreendedores que estão conosco nesta primeira turma. Relembre quem são as selecionadas:

VIBEE START
  • Lica Health – Sistema para busca/agendamento de consultas e gestão das informações do paciente com armazenamento dos exames em nuvem
  • Biotimize Soluções em Bioprocessos – Produção de insumos para kits de diagnóstico
  • Dl4Med Inteligência Artificial Para Medicina LTDA – Tecnologia para verificar se a mama está corretamente posicionada no momento da mamografia
  • Meu Cuidador – Marketplace de cuidadores profissionais para pessoas em casa
  • Magic Care – Sistema focado em clínicas médicas para que todas as informações do paciente estejam digitalizadas e acessíveis por tablets
  • VanellusRad – Dosímetro de radiação que informa a dose de radiação absorvida pelo profissional durante o dia
  • dod – Inteligência Artificial – Utilização de câmeras e sensores térmicos para monitoramento a partir de inteligência artificial
VIBEE GO
  • SimpleID – Soluções para identificação biométrica (facial e impressão digital)
  • Cori – Plataforma para monitoramento constante dos pacientes fragilizados
  • 3fy – Plataforma online para gestão do plano de saúde empresarial
  • Cor.Sync – Solução para o diagnóstico do infarto no atendimento de emergência hospitalar através de equipamento que mede os níveis de tropomina em até 10 minutos
  • Fix it – Soluções inovadoras e personalizadas em imobilização articular utilizando a manufatura da impressão 3D com polímero próprio

#sejavibee

Categoria: NOTÍCIA, VIBEE UNIMED

Todos os direitos reservados à Unimed VTRP.