KPIs financeiros para startups — quais são os principais indicadores-chave e como calculá-los

04/07/2023

Uma ideia que está sendo validada ou implantada em uma startup toma muitos recursos — especialmente, financeiros. Por isso, monitorar os Key Performance Indicators (KPIs) desde o início da empresa é essencial para o seu sucesso.

Saber quais são os principais indicadores-chave para uma startup é um conhecimento valioso para os empreendedores, pois fornece insights relevantes sobre a saúde financeira do negócio e, também, é bastante útil para atrair novos investimentos. 

A seguir, você confere detalhes sobre o assunto:

  • Os principais KPIs financeiros para startups
  • Importância de monitorar os KPIs financeiros da startup
  • Quando as startups devem monitorar seus KPIs financeiros 

Os principais KPIs financeiros para startups

É necessário que você, que está iniciando uma startup ou está a frente de um negócio em desenvolvimento, saiba que monitorar indicadores-chave de desempenho é fundamental para a melhoria constante do negócio e para o seu sucesso. Afinal, somente o que pode ser medido pode ser melhorado.

Veja estes KPIs financeiros relevantes para startups:

Custo de Aquisição de Cliente (CAC)

O CAC mede quanto a empresa gasta para adquirir cada novo cliente. Para calcular o indicador, é necessário somar o investimento em marketing e vendas e dividi-lo pelo número de clientes conquistados. O objetivo é manter o CAC baixo para a empresa ter mais lucro.

CAC = (investimento em marketing + investimento em vendas) / número de novos clientes

Lifetime Value (LTV)

Outra métrica relevante para startups é o Lifetime Value (LTV). Ela representa o valor financeiro que cada pessoa trará para a empresa durante o tempo em que ela se mantiver ativamente comprando. 

O LTV é calculado considerando a receita gerada pelo comprador e o período em que ele está ativo. O objetivo é aumentar o KPI para que cada cliente gere mais receita à empresa ao longo do tempo.

LTV = (ticket médio x média de compras por cliente ao ano) x média da longevidade do relacionamento com o cliente

Burn rate

O indicador mede a velocidade com que uma empresa “queima o seu caixa” — isto é, o quanto de dinheiro ela está dispensando durante determinado período para manter as suas operações em andamento.

Burn rate = balanço no início do ano — balanço no final do ano

Runway

Este é um indicador que mede o tempo que a startup tem de caixa disponível antes de ficar sem dinheiro. É importante monitorar o Runway para garantir que a empresa tenha recursos suficientes para se manter operando e, assim, evitar a sua falência.

Runway = dinheiro em caixa / burn rate

Receita Recorrente

Por fim, este é um indicador que mede a quantidade de dinheiro que a empresa recebe continuamente — ou seja, por meio de assinaturas ou mensalidades. 

Este tipo de receita é importante para garantir a estabilidade financeira da startup e reduzir a dependência de vendas pontuais.

Receita Recorrente = número de clientes pagantes x valor da mensalidade ou taxa recorrente

Importância de monitorar os KPIs financeiros da startup

Acompanhar os indicadores-chave de desempenho é fundamental para startups porque ajuda os gestores a entenderem como a empresa está performando e, assim, colabora para os empreendedores tomarem decisões estratégicas mais precisas e assertivas. 

Os KPIs financeiros podem ser utilizados para identificar pontos fortes e fracos da organização e para traçar planos de ação para o alcance dos objetivos.

Além disso, monitorar os indicadores é importante para potencializar a captação de recursos. Investidores e aceleradoras costumam avaliar a saúde financeira e o potencial de crescimento das empresas antes de decidir investir ou acelerar o seu desenvolvimento. 

Rafael Zanatta, head do Vibee Unimed, afirma que uma startup que possui seus indicadores financeiros monitorados desde o início demonstra uma maturidade que é sempre bem vista.

“Independente do estágio que a sua startup se encontra sempre haverá informações que precisam ser monitoradas para você ter o controle da situação. Não estamos falando de gastar energia compilando informações que não tem serventia no dia a dia, mas de entender quais são os aspectos que precisam ser monitorados e ir evoluindo nessas análises conforme o crescimento vai acontecendo.”

Como você pode perceber, monitorar os indicadores-chave das finanças da empresa é fundamental desde o início.

Se uma startup apresenta um Custo de Aquisição de Cliente baixo em relação ao seu Lifetime Value, isso pode indicar um modelo de negócios escalável e rentável. 

Já Runway e Burn Rate saudáveis demonstram que a startup está gerenciando bem os seus recursos financeiros e tem potencial para se manter por um período prolongado sem depender de novos investimentos.

Além disso, a Receita Recorrente pode indicar a estabilidade financeira da startup, diminuindo a dependência de vendas pontuais, aumentando a previsibilidade dos fluxos de caixa.

Então, fazer o monitoramento dos KPIs é fundamental para o sucesso operacional da startup e para aumentar as suas chances de captação de investimentos. 

Quando as startups devem monitorar seus KPIs financeiros 

Ao longo do tempo, os indicadores-chave das startups tornam-se mais robustos já que a empresa passa a contar com mais dados para análise. Então, tem-se a sensação de que a observação dos KPIs deve ser feita somente quando há muita informação do negócio.

Entretanto, é importante que a startup desenvolva a disciplina de selecionar, monitorar e analisar seus KPIs financeiros mesmo nas fases iniciais. A atividade demonstra maturidade e profissionalismo dos empreendedores na gestão do negócio, preocupados com a sua performance.

Além disso, criar e manter uma rotina de acompanhamento de KPIs desde o início é essencial para a startup ajustar a sua estratégia rapidamente, poupando-a de problemas evitáveis. 

Em resumo:

KPIs como CAC, LTV, Runway, Burn Rate e Receita Recorrente são muito mais do que “apenas números”. Eles apontam informações importantes sobre a saúde financeira e sustentabilidade a médio e longo prazo do negócio.

Acompanhá-los é importante para tomar decisões estratégicas e para conseguir novos investimentos para a startup.
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