Negócios B2C em saúde: desafios, estratégias e exemplo de healthtech de sucesso

27/08/2024

Quando falamos em startups de saúde, o termo B2B logo vem à mente, não é verdade? Mas, além dos negócios Business-to-Business, existe um amplo mercado para soluções B2C — isto é, Business-to-Consumer.

Certos desafios particulares podem ser encontrados por founders desse segmento e, da mesma maneira, há estratégias indicadas para o setor. Assim, descobri-los é um conhecimento valioso para ter sucesso como healthtech B2C. 

Entendendo o modelo B2C 

Business-to-Consumer se caracteriza pela venda direta de produtos ou serviços ao consumidor final. Diferentemente do B2B, onde o foco está em outras empresas, o B2C concentra-se em atender às necessidades e desejos de quem efetivamente usará as soluções.

Logo, healthtechs B2C precisam entender profundamente o comportamento do consumidor, oferecendo itens que sejam acessíveis, convenientes e personalizados. A comunicação precisa ser direta e ocorre por meio de canais diversos — como sites, aplicativos e redes sociais.

Principais desafios no mercado B2C para startups de saúde

Empresas que atuam com dispositivos médicos, hardwares, softwares, serviços e outras soluções na área da saúde já enfrentam obstáculos peculiares, certo? No caso das B2C, os desafios podem ser ainda mais específicos. A seguir, você confere alguns dos principais!

Complexidade para arrecadar fundos 

Conseguir investimentos no mercado B2C representa um dos maiores desafios enfrentados pelas startups. Ao contrário do mercado B2B, onde contratos podem ser mais volumosos e recorrentes, o B2C demanda a conquista de muitos clientes para a quantidade compensar o investimento inicial. 

Nesse caso, os investidores podem hesitar em alocar recursos nesse modelo de negócios devido ao alto custo de aquisição de clientes (CAC) e à incerteza do retorno no curto prazo. 

Criação e manutenção de uma marca forte

A marca tem um papel fundamental no B2C porque deve ser capaz de gerar conexão com os consumidores, criando identificação e lealdade. Esse processo é, no geral, complexo e exige uma estratégia de branding bem articulada. 

A manutenção de uma boa imagem ao longo do tempo, especialmente em um mercado tão dinâmico quanto o B2C, pode ser custosa e desafiadora. Então, é preciso investir em inovação constante e uma gestão eficiente da reputação​.

Gestão de canais de venda e distribuição

O mercado focado no consumidor pode ter muitas frentes de comunicação e de vendas. Com uma vasta gama de opções, desde lojas físicas até plataformas de e-commerce e redes sociais, escolher os meios certos para atingir o público-alvo pode ser desafiador. 

Em tempos de omnichannel, em que a integração entre os canais é real e cada vez mais demandada, a startup deve ser cuidadosa. Afinal, os ambientes têm suas próprias características, custos e target específico, tornando a sua gestão uma operação trabalhosa. 

Startups que não conseguem equilibrar essa diversidade de canais podem enfrentar problemas como falta de controle sobre a experiência do cliente, ineficiência logística e aumento nos custos. ​

Estratégias eficazes para negócios B2C em saúde

Mas, afinal, como enfrentar esses desafios? Algumas ações são efetivas para o sucesso das healthtechs B2C; veja!

Abordagens diferenciadas de fundraising 

Investidores buscam startups que tenham um modelo sustentável e que possam crescer de forma significativa. Por isso, as marcas precisam demonstrar o seu claro potencial de crescimento e escalabilidade; e um plano de negócios detalhado é bastante útil para essa finalidade. 

Apresentar como a empresa se diferencia da concorrência é outra medida importante. Assim, esclareça para os potenciais investidores as características únicas que fortalecem o negócio frente aos demais players da sua área de atuação.

Ainda que o B2C talvez tenha ticket médio mais baixo em comparação ao B2B, seja claro ao dizer que o seu ciclo de venda é mais curto. Então, demonstre como a healthtech é rápida para alcançar novos mercados e fidelizá-los com sua solução inovadora em saúde.

Educação e conteúdo informativo

Os consumidores estão ávidos por informações confiáveis e de fácil compreensão sobre saúde. Dessa forma, uma estratégia interessante é fornecer conteúdo de qualidade, como artigos, vídeos e webinars. Com eles, é possível atrair leads, educar clientes e posicionar-se como autoridade no setor. 

Os materiais devem ser claros, acessíveis e relevantes para as necessidades do público-alvo. Alguns exemplos de tópicos são: prevenção de doenças, dicas de bem-estar e explicações sobre o uso de produtos ou serviços fornecidos pela healthtech. 

A educação do cliente também é capaz de aumentar a conscientização das pessoas sobre a importância da saúde preventiva, promovendo a utilização regular da solução da empresa.

Uso estratégico de diferentes canais no mercado B2C

As startups que se comunicam diretamente com consumidores precisam estar presentes onde eles estão — o que significa adotar uma abordagem múltipla. Canais tradicionais, como lojas físicas e telemarketing, até plataformas digitais são relevantes para o objetivo.

Cada “lugar” tem seu público e particularidades; por isso, adapte a comunicação de acordo com o meio utilizado. Por exemplo: campanhas em redes sociais podem focar em conteúdo educativo e engajamento, enquanto o e-commerce deve priorizar a personalização da experiência de compra.

A integração desses canais é igualmente importante. Garantir que a mensagem e a experiência sejam consistentes em todos os pontos de contato com o cliente (a já mencionada omnicanalidade) aumenta a confiança na marca e melhora a retenção de clientes.

SetYou: caso de sucesso no B2C de saúde

Cuidado diário feito para você. Fórmulas personalizadas com acompanhamento de especialistas”: essa é a proposta da SetYou, startup B2C de saúde.

A proposta da marca é personalizar a suplementação com um modelo inovador de atendimento, oferecendo uma solução que se adequa aos atributos particulares do cliente.

Após receber informações detalhadas do potencial comprador, a empresa analisa a saúde, os hábitos e os objetivos dos leads para, então, disponibilizar a sua solução única.

Juliana Duarte, CEO da healthtech, contou ao Vibee Podcast detalhes sobre a sua trajetória e as experiências com a venda direta para consumidor:

A SetYou é uma das startups aceleradas pelo Vibee, Hub de Inovação em Saúde da Unimed VTRP. Você também pode elevar a performance da sua empresa na área da saúde com especialistas da área. Para isso, conheça os programas de aceleração do Vibee!

Categoria: VIBEE UNIMED

Todos os direitos reservados à Unimed VTRP.