O papel do consumidor para a inovação

10/03/2023

A revolução tecnológica transformou a vida das pessoas em todos os sentidos e tornou os consumidores mais exigentes, informados e ávidos por novidades. A inovação se tornou palavra de ordem nas empresas, que precisam entender as necessidades e desejos dos seus clientes para entregarem as soluções esperadas ou aquelas que eles nem esperavam, mas se tornam tudo o que procuravam.  

O consumidor é peça fundamental no processo de inovação e, para melhor atendê-lo, é preciso conhecê-lo profundamente, antecipando as soluções que vão mudar a sua vida. Envolvê-lo no processo traz insights valiosos que podem revelar oportunidades de mercado e levar a ideias inovadoras e bem-sucedidas.  

Neste contexto, as startups apresentam a experiência que satisfaz os clientes, com as respostas e velocidade que o mercado precisa.  

“As pessoas ainda se perguntam qual o grande segredo das startups. Alguns acham que é o crescimento acelerado; outros, criatividade; e tem aqueles que acham é sorte. Mas, o fato é que o sucesso de uma startup está intimamente ligado à sua capacidade de se adequar à demanda e necessidades do seu público-alvo, mesmo que isso signifique revolucionar todo um mercado, reverter tradicionais logísticas de produção e alterar os hábitos das gerações futuras.”  Consumidor Moderno ( 14/01/2022) 

Na área da saúde a grande mudança foi cultural, acelerada pela pandemia da Covid 19, período em que as soluções digitais foram essenciais para a promoção da saúde em momentos de distanciamento. Pode-se dizer que este esforço digital associado a uma abertura da área a novas possibilidades, foi o gás que o setor precisava para dar visibilidade às oportunidades nos processos que envolvem toda a jornada do cliente: gestão, atendimento, acompanhamento, a diagnóstico.  

O crescimento de startups na área nos últimos anos revela uma busca pela melhora no atendimento, na qualidade de vida das pessoas e experiência como um todo. Problemas antigos estão sendo solucionados com as novidades das healthtechs. O olhar para a atenção integral à saúde aumenta o protagonismo das pessoas, que passam a receber um acompanhamento que visa prevenção e promoção de uma vida saudável.  

Neste Dia Mundial do Consumidor vale lembrar que a cultura é de inovação, mas o foco segue sendo o cliente no centro.   

Categoria: VIBEE UNIMED

Todos os direitos reservados à Unimed VTRP.