O que aprendemos com a mentoria de Maurício Benvenutti

04/03/2021

Hoje trazemos algumas reflexões de uma das principais personalidades quando falamos de inovação em língua portuguesa. Ele é o cara: Maurício Benvenutti.

Escritor, empreendedor, mentor, palestrante e Cidadão Emérito pelo seu município, Mauricio foi sócio da XP Investimentos, hoje é sócio do StartSe e autor do livro INCANSÁVEIS, best-seller de negócios que está na 5ª edição. Há 3 anos no Vale do Silício, se tornou referência brasileira em inovação, sendo reconhecido no Congresso Nacional como Personalidade Brasileira de 2017.

E foi de lá, do Vale do Silício, na Califórnia, que o Benvenutti conversou durante quase 2 horas com as startups do Batch #1 do Vibee. Uma mentoria fantástica para quem está começando ou para que já está se aventurando no mercado.

Ele nos trouxe uma provocação muito grande. “Vamos falar sobre quatro grandes coisas: desobediência, excelência/autoridade, conhecimento e trabalho”. A partir disso, foi uma imersão e uma tempestade de insights.

Separamos algumas falas dele para compartilhar com vocês:

Vale do Silício

“Qual é a fórmula mágica do Vale? Não existe. A fórmula mágica é “trabalho”. Uma das únicas vantagens que as pessoas tem em relação aos seus concorrentes é a habilidade de trabalhar de forma Consistente. O trabalho é algo que diferencia um empreendedor do outro. Baixar a cabeça e trabalhar!”.

Desobediência e oportunidades

“Grandes Oportunidades não nascem no senso comum de uma indústria. Aquelas que mudam o rumo e o trajeto de uma indústria inteira nascem na fronteira do senso comum. A única forma para conseguir navegar nessas fronteiras é perguntar mais, sendo desobediente com o status quo. Até porque boa parte das regras foram escritas há 30, 40 anos, ou seja, não estão mais adequadas ao modo de viver de hoje. “Questionar” é a palavra. Barack Obama disse, em 2019, ‘As melhores decisões que tomei na minha vida foi quando eu estava na sala e a maioria das pessoas discordava de mim’”.

Seja autoridade

“Hoje em dia as grandes empresas não são boas em 20 coisas, mas elas são surreais em duas ou três coisas. Empresas que a gente adora não fazem “uma porção de coisas mais ou menos”, mas uma pequena quantidade de maneira excelente. Essa busca por ser muito bom em algo gera uma conexão com as pessoas. Se propor a ser autoridade naquelas poucas coisas que você quer entregar”.

Transforme o bom em excelente

“Peter Thiel resume este ponto: ‘Startup é um business de criar monopólio em pequenos mercados’. E pra criar monopólio precisa ser muito bom. A startup precisa entregar excelência. A gente tende a focar nos problemas e no que está indo bem deixa de lado. Produtos e serviços que estão indo bem é comum deixar acontecendo e focar nos problemas, naquilo que não vende tanto. A questão aqui é tentar transformar o bom em excelente!”.

Conhecimento vs. Curso

“Para a gente virar autoridade e entregar excelência não tem outro caminho que não seja especialização, ou seja, buscar constantemente conhecimento. O conhecimento é a única coisa que nos mantém atualizado. E educação não quer dizer “curso”… É preciso pensar na educação como algo que transcende a lógica tradicional, mas sim pontos diversos, como Youtube, podcast, palestra, conversas… Buscar conhecimento por conta própria é cada vez mais necessário. Nunca se teve tanto conhecimento disponibilizado gratuitamente”.

Inovação de gente

“A próxima grande inovação será a “inovação de gente”. O que faz o Vale ser um motor de inovação são as pessoas. O perfil inquieto, questionador. Não é a tecnologia. O time que você tem dita a empresa que você é. Quem está aqui do meu lado? Seja 200% claro no momento da contratação. É melhor que a pessoa fuja da entrevista do que trabalhe com uma ideia diferente de quando entrou. Jamais baixem a régua da contratação quando não achar alguém. A qualidade do time dita a qualidade do que você vai entregar. Fazer COM as pessoas, e não PARA as pessoas é fundamental. Hoje, 93% das startups do Vale não encontram o Product Market Fit. Ou seja, elas fizeram uma coisa que ‘ninguém quer’, criaram algo completamente novo”.

Territórios

“Já ouviram falar em blitzscalling? Na prática, é quando você parte para conquistar um novo território quando o atual está conquistado. No início o mais importante é aprender sobre o produto, sobre a maneira como ele está sendo utilizado. Às vezes é preciso fazer coisas que não escalam pra aprender tudo, pra ter a ‘mão cheirando a peixe no final do dia’”.

Crescer vs. escalar

“Qual a diferença entre crescer e escalar? Crescer é 10%, Escalar é aumentar 10 vezes de tamanho”.

Netflix e Facebook

“Há muito a aprender no livro The Powerfull. Ele foi feito pela RH da Netflix. E lá está bem claro: pessoas antes de processos. E isso se reproduz também no Facebook. Eles prezam pelas pessoas que conseguem falar sobre qualquer assunto, mas que no seu assunto específico possam ir fundo”.

Atenção e autoridade

“Uma das maiores dificuldades do empreendedor é conquistar uma fatia de atenção das pessoas. Essa é a tarefa difícil. E você conquista esse espaço quando conquista autoridade. Ser especialista lhe torna capaz de se tornar autoridade e nessa linha você ganha mais atenção das pessoas”.

O seu produto

“Se você não tiver vergonha do produto que você lançou é porque você lançou tarde demais”.

Festa!

“Se você souber como fazer uma festa para o seu cliente é sinal que você conhece ele o suficiente. O potencial cliente do seu produto precisa saber que esse produto é pra ele. Lembrem-se: a massa é generalista, mas a tribo é especialista”. Está lá em Tribes, livro de Seth Godin.

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