05/02/2025
Nos últimos dois anos eu tenho me dedicado ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de startups. Esse trabalho se deu basicamente pela minha atuação como Head do Vibee Unimed, o Hub de inovação da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, mas além das startups aceleradas pelo Vibee tive contato com inúmeras outras que buscam auxílio ou uma “visão diferente” sobre o que elas estão construindo.
E das inúmeras conversas que já tive com empreendedores, mentores e investidores resolvi compartilhar 3 itens que são simplesmente fundamentais para que uma startup possa ter sucesso.
Para começo de conversa você só deveria pensar em abrir uma empresa no momento que perceber que as pessoas tem um problema real que elas não conseguem resolver com as soluções existentes. Lembra que muitas e muitas e muitas startups (são muitas mesmo!) acabam fechando as portas porque se dão conta que fizeram um produto que ninguém precisava ou na melhor das hipóteses é facilmente substituível por alguma coisa já existente e normalmente mais barata.
Uma startup precisa ser capaz de resolver muito bem um problema que atinge milhares/milhões de pessoas. Não faz sentido criar uma nova empresa e entrar num ciclo de captação de investimento para construir uma nova tecnologia se ela vai fazer sentido para apenas algumas poucas pessoas.
Não estou dizendo que você não pode criar uma solução para um mercado pequeno e que necessita de algo, estou apenas dizendo que essa empresa não é uma startup.
Os investidores entendem que no início você precisa usar muito dinheiro para construir uma tecnologia disruptiva, mas em algum momento o número depois da última linha do DRE vai precisar ser positivo. Não pensem que o Uber ou Nubank serão deficitários pra sempre, mas para construir o que desejam na velocidade que eles planejam é preciso usar muito recurso. O que importa aqui é saber se existe um mercado potencialmente alto para essa solução no futuro que vai fazer tudo isso ter valido a pena.
Sim! Se você quiser ter sucesso você vai precisar um produto que seja incrível, que funcione, que o usuário depois de começar a usar não consiga mais parar. Não adianta ter um problema real num mercado incrivelmente grande se o seu produto é ruim. Logo vão notar as coisas que você está deixando passar e vão chegar com algo muito melhor e aí não tem time das estrelas capaz de reverter.
Eu poderia ter citado outros pontos importantes como Qualidade do Time, Investidores, Networking Qualificado ou até mesmo Precificação Adequada.
No entanto preferi falar sobre esses 3 pontos porque tenho visto eles fazerem a diferença para as startups que se destacam.
Uma coisa leva a outra? Talvez.
O fato é que qualquer empresa vai precisar inúmeras combinações e nenhuma receita utilizada que deu certo é garantia de acerto futuro, mas o trabalho de um bom founder é começar pelo básico e entender a jornada conforme ela for se desenhando.
Hoje em dia as coisas acontecem de uma forma mais rápida que a capacidade que temos de planejar, então não tem jeito. Quanto mais você conseguir acertar “no básico” melhores condições de avançar e criar algo realmente memorável.
Rafael Zanatta – Head do Vibee Unimed
Categoria: VIBEE UNIMED
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