Projete suas metas com OKR, a metodologia do Google

03/04/2023

Em um cenário de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, é cada vez mais difícil pensar o futuro em detalhes. Neste contexto, ainda que tenham sido desenvolvidas há cerca de 50 anos, o modelo de gestão de OKRs é uma alternativa interessante para as startups de hoje.

O método foi criado por Andy Grove (à época, CEO da Intel, empresa de tecnologia) e batizada como “OKR” pelo então colaborador John Doerr, em 1975. Em 1999, Doerr apresentou a metodologia para o Google e, daí em diante, ela ficou cada vez mais popular no mundo todo.

Se você quer entender melhor sobre o modelo e como aplicá-lo em seu negócio de healthtech, veio ao lugar certo! A seguir, você verá os seguintes tópicos:

Acompanhe e saiba mais sobre as metas que conquistaram o Google.

O que são as metas OKR

OKR é a sigla para os termos Objectives and Key Results — que, em português, significam Objetivos e Resultados-Chave.

Antes de nos aprofundarmos no conceito, é importante destacar o que OKR não é

  • O método não é sinônimo de “ferramenta”;
  • As metas OKR não são construídas de cima para baixo;
  • A metodologia não deve ser atrelada a bonificações ou desempenho;
  • OKR não é um indicador ou Key Performance Indicator (KPI).

Então, os OKRs são uma metodologia usada para o gerenciamento de objetivos e resultados-chave desejados por uma empresa.

O método precisa de um terceiro elemento para cumprir o seu propósito. Dessa forma, as “iniciativas” devem se juntar a “objetivos” e “resultados-chave” para formar a tríade do conceito.

Veja detalhes sobre cada um dos componentes:

Objetivo

O objetivo deve indicar o “lugar” para onde a empresa quer ir; isto é, ele descreve um alvo que a startup deseja atingir no futuro.

O objetivo deve ser, entre outras características:

  • Facilmente compreensível;
  • Memorável e inspirador;
  • Qualitativo — portanto, não tem métricas.

Exemplo: ser a healthtech de referência no Brasil.

Exercício: pare por uns minutos, pense em sua empresa e escreva o objetivo com base na metodologia OKR.

Resultado-Chave

Esse fator está relacionado à mensuração do progresso do empreendimento em relação ao alcance do objetivo. Ou seja, o resultado-chave colabora para o negócio saber a sua distância entre o momento no qual se encontra agora e o destino desejado. 

Ele deve:

  • Ser mensurável — isto é, com métricas;
  • Conter um valor de início e de chegada;
  • Referir-se ao resultado esperado. Portanto, ele não está relacionado à maneira como algo é feito.

Exemplo:

Objetivo: ser a healthtech de referência no Brasil.

Resultado-chave

  •   Aumentar a participação de mercado em X%;
  • Ser reconhecido por 3 premiações até o final do ano;
  • Expandir o alcance da nossa solução de 1% para 3% do público até 30 anos.  

Exercício: dê outra pausa na sua leitura e escreva alguns resultados-chave para o objetivo descrito no exercício anterior.

Iniciativas

Chegamos ao terceiro componente das metas OKR, as iniciativas. Elas determinam o que deve ser feito para que o objetivo seja alcançado. Logo, estamos nos referindo a projetos, tarefas ou atividades importantes para o progresso da startup.

Exemplo:

Considerando o objetivo e os resultados-chave apontados nos exemplos anteriores, as iniciativas podem ser: 

  • Realizar eventos mensais para atração de novos clientes;
  • Fazer a inscrição para a premiação Y;
  • Mensalmente fornecer treinamentos para a equipe de vendas;
  • Criar uma campanha de marketing de conteúdo para fortalecer a autoridade da marca;
  • Entre outras.

Exercício: agora, é a sua vez. Descreva quais são as iniciativas importantes para que a sua empresa atinja o objetivo determinado.

Benefícios do modelo de gestão por  OKR

Você pôde conferir que a metodologia é simples, mas eficaz. Seu sucesso é tão grande que empresas como Intel e Google a adotam há décadas.

Especificamente em relação às startups da área de saúde, os benefícios de adotar as metas OKR são:

  • Esclarecimento da equipe sobre o que deve ser feito e por quais motivos;
  • Alinhamento entre os objetivos individuais, dos colaboradores, e os objetivos coletivos, da organização;
  • Correto posicionamento da empresa em relação à sua estratégia principal;
  • Entre outros;

Como implementar os OKRs

Como vimos, é importante saber que a metodologia não é uma ferramenta, ela é um método. Portanto, a sua implementação deve ser feita como um programa — ou seja, é preciso respeitar o processo da metodologia e de assimilação cultural das metas OKR.

A organização também precisa ser transparente e esclarecer os objetivos, os resultados-chave e as iniciativas para os profissionais (que devem ficar atualizados sobre esses elementos).

Se necessário, ajuste alguns pontos durante a implantação do OKR. Ao longo do desenvolvimento do método, pode ser necessário realinhar as metas ao propósito do negócio e buscar novas maneiras para manter a equipe motivada e alinhada.  

Em resumo:

As metas OKR são uma metodologia adotada por grandes big techs — como Google e Intel. Elas são usadas para determinar e gerenciar os objetivos, os resultados-chave e as iniciativas relevantes ao sucesso da empresa.

Conseguiu praticar os exercícios e escrever as metas OKR do seu negócio? Esperamos que sim.

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