03/04/2023
Em um cenário de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, é cada vez mais difícil pensar o futuro em detalhes. Neste contexto, ainda que tenham sido desenvolvidas há cerca de 50 anos, o modelo de gestão de OKRs é uma alternativa interessante para as startups de hoje.
O método foi criado por Andy Grove (à época, CEO da Intel, empresa de tecnologia) e batizada como “OKR” pelo então colaborador John Doerr, em 1975. Em 1999, Doerr apresentou a metodologia para o Google e, daí em diante, ela ficou cada vez mais popular no mundo todo.
Se você quer entender melhor sobre o modelo e como aplicá-lo em seu negócio de healthtech, veio ao lugar certo! A seguir, você verá os seguintes tópicos:
Acompanhe e saiba mais sobre as metas que conquistaram o Google.
OKR é a sigla para os termos Objectives and Key Results — que, em português, significam Objetivos e Resultados-Chave.
Antes de nos aprofundarmos no conceito, é importante destacar o que OKR não é:
Então, os OKRs são uma metodologia usada para o gerenciamento de objetivos e resultados-chave desejados por uma empresa.
O método precisa de um terceiro elemento para cumprir o seu propósito. Dessa forma, as “iniciativas” devem se juntar a “objetivos” e “resultados-chave” para formar a tríade do conceito.
Veja detalhes sobre cada um dos componentes:
O objetivo deve indicar o “lugar” para onde a empresa quer ir; isto é, ele descreve um alvo que a startup deseja atingir no futuro.
O objetivo deve ser, entre outras características:
Exemplo: ser a healthtech de referência no Brasil.
Exercício: pare por uns minutos, pense em sua empresa e escreva o objetivo com base na metodologia OKR.
Esse fator está relacionado à mensuração do progresso do empreendimento em relação ao alcance do objetivo. Ou seja, o resultado-chave colabora para o negócio saber a sua distância entre o momento no qual se encontra agora e o destino desejado.
Ele deve:
Exemplo:
Objetivo: ser a healthtech de referência no Brasil.
Resultado-chave:
Exercício: dê outra pausa na sua leitura e escreva alguns resultados-chave para o objetivo descrito no exercício anterior.
Chegamos ao terceiro componente das metas OKR, as iniciativas. Elas determinam o que deve ser feito para que o objetivo seja alcançado. Logo, estamos nos referindo a projetos, tarefas ou atividades importantes para o progresso da startup.
Exemplo:
Considerando o objetivo e os resultados-chave apontados nos exemplos anteriores, as iniciativas podem ser:
Exercício: agora, é a sua vez. Descreva quais são as iniciativas importantes para que a sua empresa atinja o objetivo determinado.
Você pôde conferir que a metodologia é simples, mas eficaz. Seu sucesso é tão grande que empresas como Intel e Google a adotam há décadas.
Especificamente em relação às startups da área de saúde, os benefícios de adotar as metas OKR são:
Como vimos, é importante saber que a metodologia não é uma ferramenta, ela é um método. Portanto, a sua implementação deve ser feita como um programa — ou seja, é preciso respeitar o processo da metodologia e de assimilação cultural das metas OKR.
A organização também precisa ser transparente e esclarecer os objetivos, os resultados-chave e as iniciativas para os profissionais (que devem ficar atualizados sobre esses elementos).
Se necessário, ajuste alguns pontos durante a implantação do OKR. Ao longo do desenvolvimento do método, pode ser necessário realinhar as metas ao propósito do negócio e buscar novas maneiras para manter a equipe motivada e alinhada.
Em resumo:
As metas OKR são uma metodologia adotada por grandes big techs — como Google e Intel. Elas são usadas para determinar e gerenciar os objetivos, os resultados-chave e as iniciativas relevantes ao sucesso da empresa.
Conseguiu praticar os exercícios e escrever as metas OKR do seu negócio? Esperamos que sim.
Para ter acesso a mais conteúdos sobre o desenvolvimento de healthtechs, continue com a sua leitura pelo blog do Vibee, Hub de inovação da Unimed VTRP.
Somos uma cooperativa que acelera e investe em startups da área de saúde desde 2020.
Oferecemos um intenso trabalho de mentorias, que é realizado segundo as demandas de cada um dos negócios acelerados.
Então, se você tem um empreendimento healthtech, não perca mais tempo e saiba como podemos colaborar para o desenvolvimento da sua startup.
Acesse agora os conteúdos do Vibee, Hub de inovação da Unimed VTRP.
Categoria: VIBEE UNIMED
Todos os direitos reservados à Unimed VTRP.