Tendências de negócios para a área da saúde em 2023

27/02/2023

Não é segredo para ninguém que os desdobramentos da pandemia do COVID-19, iniciada em 2020, aceleraram a transformação digital em todo o mundo. Em 2023, ainda não houve o encerramento do cenário pandêmico.

Podemos dizer que a pandemia ainda não chegou ao fim, mas já é possível considerar um “novo normal” após anos em crise sanitária. Nesta realidade, temos avanços tecnológicos acelerados e um contexto social muito diferente de pouquíssimos anos atrás.

Por isso, organizações e startups da área de saúde que querem ter sucesso em seus negócios devem observar atentamente as tendências em tecnologia que estão surgindo em 2023.

A seguir, a gente conversa sobre o tema para que você tenha insights poderosos para colocar em prática. Confira:

Principais tendências de tecnologia para a área da saúde em 2023

  • Inteligência Artificial contribuindo para bem-estar de pacientes e profissionais
  • Agilização da Atenção Primária à Saúde (APS) pela tecnologia
  • Cuidados de saúde estão indo para a computação em nuvem

Oportunidades para os empreendedores de tecnologia em saúde

Boa leitura!

Principais tendências de tecnologia para a área da saúde em 2023

Dr. Charles DeShazer, Diretor de Produtos Clínicos do Google Health, considera que:

2023 será um dos anos mais importantes até agora para o setor de saúde. Muitos fatores e tendências virão à tona em 2023, enquanto tentamos descobrir o ‘novo normal’ pós-pandemia”.

Medidas de contenção do coronavírus mudaram a rotina de pessoas e organizações, trazendo novos hábitos e comportamentos. A fim de atender às demandas dessa nova rotina, os avanços tecnológicos se aceleraram e a transformação digital se intensificou.

A área de saúde foi fortemente impactada pelas evoluções; agora, o mercado está em mudanças rápidas e profundas. Por isso, é fundamental estar atento às tendências do setor para se preparar e agir de maneira estratégica.

Inteligência Artificial contribuindo para bem-estar de pacientes e profissionais

A inteligência artificial (IA) está em alta desde o fim de 2022, com o lançamento do Chat GPT em sua terceira versão. A tecnologia aplicada à ferramenta “imita” o raciocínio humano, executando tarefas complexas.
O machine learning (ML), o aprendizado da máquina, colabora para melhorias constantes, uma vez que os sistemas desenvolvem a si mesmos e aprendem com as suas “experiências”.

A IA está em mais lugares do que apenas no Chat GPT. Ela é usada em assistentes pessoais, e-mail e redes sociais, entre outros, acelerando processos e dando mais precisão aos resultados.

A IA está em mais lugares do que apenas no Chat GPT. Ela é usada em assistentes pessoais, e-mail e redes sociais, entre outros, acelerando processos e dando mais precisão aos resultados.

Assim, a inteligência artificial tem grande aplicabilidade — inclusive, na área da saúde. Processamento de grande volume de dados, gestão de leitos e fornecimento de respostas rápidas são alguns exemplos de IA aplicado ao setor.

Os atendimentos ficam mais ágeis e precisos e, assim, a tendência é que os pacientes tenham mais qualidade nos serviços de saúde.

Além disso, a melhora da produtividade gerada pela IA também contribui para o bem-estar dos profissionais da área.

Segundo as “Estatísticas Mundiais de Saúde”, da Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse e o esgotamento contribuíram para o desgaste da força de trabalho em 2022. Como resultado, muitos profissionais de saúde optaram por deixar a profissão.

Nesse sentido, tecnologias como a IA e ML, que aceleram e dão precisão a atividades operacionais, colaboram para diminuir a carga dos profissionais e dão a eles mais tempo para focar em suas atribuições.

Agilização da Atenção Primária à Saúde (APS) pela tecnologia

No Brasil e no mundo, a APS tem grande valor. Os cuidados primários podem atender de 80% a 90% das necessidades de saúde de uma pessoa ao longo de sua vida, de acordo com Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

As inovações tecnológicas geram grandes ganhos de produtividade para o setor. De acordo com o Dr. DeShazer, sistemas digitais de saúde eficazes são capazes de:

  1. Oferecer suporte nos relacionamentos;
  2. Apoiar equipes multidisciplinares nas tomadas de decisão;
  3. Integrar a oferta de cuidados entre os sistemas e comunidades;
  4. Reduzir a carga de trabalho dos profissionais; e
  5. Tornar o cuidado mais igualitário e de alta qualidade.

Nesse sentido, a construção de sistemas e soluções com foco na atenção primária à saúde colabora para a melhoria do serviço.

Softwares que usam IA e ML no setor vão despontar nos próximos anos. O mercado global de inteligência artificial aplicado ao segmento de saúde deve passar de US$ 11,06 bilhões, em 2021, para US$ 187,95 bilhões até 2030, segundo Precedence Research, consultoria global.

Cuidados de saúde estão indo para a computação em nuvem

A disponibilidade do cloud computing em qualquer lugar do mundo tem chegado às soluções de saúde. Os milhares de registros em papel, guardados em pastas e arquivos, são armazenados com segurança e praticidade em sistemas baseados na internet.

Além disso, a tecnologia permite que sistemas completos sejam usados sem a necessidade de instalação por parte de seus usuários. Assim, os profissionais podem acessar as informações de forma facilitada e rápida.

Agora, o monitoramento do paciente dentro e fora das paredes do hospital pode se tornar mais completo e atualizado com soluções de SaaS (software como serviço) em nuvem.

Tecnologias que fazem a vigilância das condições clínicas dos indivíduos são acessadas com agilidade pelos profissionais em computadores e dispositivos móveis.

Então, os atendimentos são atualizados com mais rapidez e precisão, fornecendo dados e informações importantes para o pessoal da área.

A tendência é que, em 2023, o cloud computing se expanda para o setor da saúde e possa trazer novas soluções que melhorem e agilizem o serviço.

Oportunidades para os empreendedores de tecnologia em saúde

Até aqui, você conferiu que inteligência artificial, aprendizado de máquina, computação em nuvem, SaaS e outras tecnologias estão chegando com força ao segmento de saúde no ano de 2023.

Mas, você pode se perguntar: “como empreendedores da área podem aproveitar as tendências para gerar melhores oportunidades de negócios?”.

A resposta é: Vibee, o Hub de Inovação da UnimedVTRP.

Desde 2020, aceleramos e investimos em startups da área da saúde. Nosso processo de aceleração é gratuito e orienta o seu empreendimento segundo as demandas particulares do seu negócio.

Então, se você quer saber como aproveitar as tendências do ano, preparar-se para elas e ter excelentes resultados com a sua healthtech, venha para o Vibee, o Hub de Inovação da UnimedVTRP.

Categoria: VIBEE UNIMED

Todos os direitos reservados à Unimed VTRP.