20/03/2024
O atual cenário econômico afetou as rodadas de investimento mundo afora. Entre os efeitos desse panorama de juros altos e queda das ações de empresas tech está a queda no valuation de startups. Mas, o que ele é de fato e como se relaciona com empresas nascentes ou em desenvolvimento?
O método de avaliação do valor de um negócio é um dos parâmetros usados por investidores para analisar seus aportes. Com esse dado em mãos, é possível examinar com mais cuidado se o investimento em uma companhia é atrativo ou não.
O valuation já é uma informação complexa de ser obtida até mesmo para negócios estabelecidos e estruturados. Para startups, ele pode ser ainda mais difícil de ser conseguido.
A fim de ajudá-lo nessa tarefa de mensurar o valor da sua empresa, preparamos este conteúdo para você:
Acompanhe!
Valuation é, de modo simplificado, o valor de uma empresa no mercado. Para chegar a essa informação, são usadas a abordagem objetiva (histórico real de dados) e subjetiva (elementos intangíveis).
A avaliação pode ser solicitada em diferentes transações relacionadas ao negócio, normalmente em momentos de fusão/aquisição e proposta de investimento (esta última, mais comum ao universo das startups).
Em relação a investimentos, o valuation pode ser feito antes do aporte de capital recebido pela empresa (pré-money) e após o recebimento desse valor (post-money).
Existem três principais métodos para se chegar ao valor de um negócio: fluxo de caixa descontado, múltiplos de mercado e valor patrimonial.
Mas, vale observar que pode ser difícil aplicar essas metodologias em empresas que ainda não tem informações robustas ou que tem poucos dados para serem trabalhados.
O fluxo de caixa descontado, por exemplo, considera os ativos tangíveis e intangíveis do negócio, como entradas e saídas de dinheiro, além da capacidade da companhia para obter novos clientes. Assim, são projetados cenários futuros, descontando-se os riscos.
Os múltiplos de mercado, por sua vez, utilizam indicadores financeiros para analisar o valor da empresa com base em informações como múltiplo EBITDA e múltiplo de lucro.
Já o valor patrimonial analisa ativos, passivos e o patrimônio líquido da organização para chegar ao valuation.
Devido à necessidade dessas informações, esses modelos podem não ser adequados para a avaliação do valor de startups.
Métodos como o “Subjetivo de Berkus”, que considera critérios subjetivos, e a “avaliação objetiva”, que utiliza dados concretos da empresa, podem ser mais relevantes para a tarefa.
Você pode conferir detalhes sobre essas metodologias baixando o e-book Guia do Valuation para Startup do Vibee, Hub de Inovação da Unimed VTRP.
Como você viu, as maneiras tradicionais para avaliação do valor de um negócio podem não ser facilmente aplicadas a startups. Mas, esse é apenas um dos desafios enfrentados pelas empresas em relação ao tema.
A seguir, você confere os aspectos desafiadores em relação à metodologia e quais estratégias podem ser usadas para vencê-los. Veja!
Ao enfrentar desafios como esses durante o processo de valuation, algumas medidas podem ser tomadas. Uma delas é a tentativa de abordagens variadas. Considerando a falta de dados, as empresas podem recorrer a metodologias que considerem questões intangíveis, como o mencionado Método Subjetivo de Berkus.
Além disso, é importante focar em métricas realmente relevantes. Então, em vez de depender exclusivamente de indicadores financeiros tradicionais, as startups devem identificar métricas-chave que façam sentido para o seu modelo de negócio e setor.
Entre elas, podemos mencionar o crescimento da base de usuários, análise de protótipo e/ou Mínimo Produto Viável (MVP), expertise do time de fundadores, avaliação dos riscos do mercado, entre outros.
Mais uma estratégia que pode ser adotada é considerar o potencial de crescimento. Para Rafael Zanatta, Head no Hub de Inovação Vibee Unimed:
“A startup normalmente está vendendo um projeto de futuro. Então, os números atuais dificilmente representam o que ela tem capacidade de ser no futuro, não é?”.
Por isso, a avaliação do valor de mercado de uma startup deve destacar a sua visão estratégica, o mercado-alvo, as vantagens competitivas e os planos de expansão da empresa, focando no potencial de crescimento para atrair investidores e justificar o valor estimado.
Ainda que seja complexo chegar a números sobre negócios nascentes e em desenvolvimento, é possível, sim, fazer o valuation das startups.
O mercado tem achatado os valores nos últimos anos em decorrência de diversos fatores econômicos. Entretanto, a informação ainda é bastante relevante nas rodadas de investimento.
Orlando Cintra, fundador e CEO do BR Angell, associação nacional de investimento-anjo, afirmou à revista Exame que:
“Tivemos o momento em que todos falavam que o investimento em inovação só crescia, fundos e mais fundos sendo criados e valuations nas alturas.
Agora, dizem que não tem mais dinheiro, que os negócios devem apertar cintos e que os unicórnios estão escassos. De certo modo, isso é verdade, e a correção é desejada para manter os parâmetros de qualidade do ecossistema.
No entanto, nenhuma grande crise afetou o setor a ponto de regredir a patamares catastróficos, como vemos muita gente pregar. Longe disso, é uma desaceleração — pelo menos até agora — suave”.
Portanto, o conhecimento sobre valuation continua muito importante se você está à frente de uma startup ou deseja abrir um negócio inovador.
Então, para saber ainda mais detalhes sobre os métodos de avaliação de valor de mercado, baixe agora o e-book Guia do Valuation para Startups.
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